#10 CONHECENDO A XANDRELI, COMPOSITORA E CANTORA DE DIAMANTINA

 

 

Tradução: Ânderson Arcanjo

 

Em um encontro juntamente com o Sr. Vicente Lopes Ramos (músico seresteiro que vou apresentar na próxima postagem do blog), tive a oportunidade de conhecer a Xandreli, compositora e cantora popular, que já compôs uma enorme variedade de músicas, inclusive algumas trilhas sonoras para novelas. 

 

Até agora, venho aprendendo muito sobre a história e as tradições musicais de Diamantina. Portanto, fiquei muito curiosa para saber que tipos de música estão sendo produzidos por compositores diamantinenses atualmente. 

 

Reunião com a Xandreli e o seresteiro Vicente Lopes Ramos
Reunião com a Xandreli e o seresteiro Vicente Lopes Ramos

 

Antes do encontro, eu tinha ouvido umas músicas da Xandreli em seu canal no YouTube, onde ela tem um número considerável de seguidores em seus videoclipes e apresentações. Este é o vídeo de uma das músicas dela – Ela Quer Ser Alguém – que foi filmado em Diamantina: 

 

 

Encantada com a voz natural e linda que ela tem, assim como com a música dela, eu quis saber: como musicista diamantinense, quais foram as influências e inspirações que ela teve e como isso moldou a carreira dela? 

 

Resolvi começar perguntando sobre o primeiro contato dela com a música e como ela iniciou a carreira: 

 

Aos 5 anos de idade, a Xandreli foi convidada a cantar uma música religiosa na igreja. Após essa apresentação, tanto ela quanto a família perceberam seu talento natural para a música. Ela teve aulas de violão e foi assim que desenvolveu sua base musical.  Aos 16 anos, surgiu uma motivação natural para compor quando ela sofreu por causa de um amor não correspondido. Depois de alguns anos, ela foi para São Paulo onde conheceu o renomado produtor musical Arnaldo Saccomani. A partir de então, começou a compor não só para si mesma, mas também para outros músicos e para os meios de comunicação. Atualmente, ela se considera mais compositora do que cantora (isto é, ela compõe para clientes).

 

O estilo dela é influenciado pelo Sertanejo, um tipo de música “country” brasileiro que se desenvolveu a partir da década de 1920. A Xandreli me disse que essas são músicas românticas – com certeza, ter como tema um amor não correspondido torna a música expressiva e faz com que as pessoas se identifiquem com ela! Nas últimas décadas, a música sertaneja tornou-se um dos gêneros musicais mais populares no Brasil. 

 

 

Ao ficar sabendo do trabalho dela como compositora para os meios de comunicação, perguntei: como é o seu processo de composição? 

Respondendo, ela me disse que varia dependendo da solicitação do cliente, mas geralmente suas composições têm como ponto de partida o violão e a voz.  A letra também caminha junto nesse processo. Agora, como ela já tem experiência em compor para vários clientes, consegue compor em uma ampla variedade de estilos. 

 

Quase no fim da nossa conversa, a Xandreli se ofereceu para tocar para mim uma de suas músicas – Ela Quer Ser Alguém –, que é da primeira trilha sonora que ela compôs para uma novela – Cúmplices de um Resgate. 

Foi um presente e tanto! E que oportunidade especial eu tive de conhecer uma estrela, compositora/cantora diamantinense! 

 

Para saber mais sobre a Xandreli e sua música, acesse: 

Instagram @xandreli 

 

Xandreli cantando Ela Quer Ser Alguém
Xandreli cantando Ela Quer Ser Alguém