#4 MÚSICA NA NATUREZA - Gruta do Salitre

 

Tradução: Ânderson Arcanjo

Diamantina é conhecida não só pelo seu patrimônio musical, mas também pela espetacular natureza que a rodeia. Essa é uma das coisas difíceis de vivenciar em uma residência à distância e da qual sinto muita falta. No entanto, mesmo assim, fiquei maravilhada e me senti inspirada pelos vídeos que recebi de músicos locais tocando na Gruta do Salitre.  

 

A Gruta do Salitre é uma caverna natural na região sudeste de Diamantina. Pelo que ouvi, este lugar tem uma acústica natural incrível! No vídeo acima, Evandro Archanjo e Ariadne Paixão interpretam a Sonata para 2 Flautas, op. 75, de Charles Koechlin. 

 

De acordo com Evandro, tudo isso é informal.  Com um ambiente tão tranquilo e de ótima ressonância, é natural que os músicos que saem juntos para uma caminhada acabem parando no meio do caminho para um pouco de música. Que maneira maravilhosa de fazer música! 

 

 

 

Neste outro vídeo do Evandro ele toca um chorinho (gênero de música popular brasileira que tem profundas raízes em Diamantina):  

 

Evandro é especialista em chorinho (não só isso, mas ele é também organista e toca o órgão histórico de Diamantina). Estou ansiosa para conversar com ele nas próximas semanas e descobrir mais sobre o chorinho dos músicos diamantinenses!